Livros

Viagem Gastronômica através do Brasil

Sinopse:

Todos os ricos sabores da culinária nacional reunidos em um livro que também traz inúmeras informações folclóricas e históricas. A viagem gastronômica começa na Bahia, onde Cabral aportou, e segue por todos os estados.

Rico em informações de folclore e história, este livro é uma celebração que enche os olhos e instiga o apetite.

Caloca Fernandes, Senac São Paulo e Editora Estúdio Sonia Robatto promovem a recuperação das características mais autênticas da culinária nacional, num conjunto em que o requinte do conteúdo e o bom gosto da forma aliam-se para fazer uma fascinante Viagem Gastronômica Através do Brasil.

Ganhei de presente e adorei! Tem aqui pra vender!

Receitas italianas

Sinopse:

Jamie Oliver é um apaixonado pela Itália, pela culinária, pelo prazer de comer e de cozinhar dos italianos. Em ‘A Itália de Jamie’, o autor traz as receitas que pesquisou e descobriu durante sua viagem pelas regiões do país da gastronomia. Apresenta suas impressões e as experiências que vivenciou enquanto preparava pratos locais e apurava o paladar nas cidades, vilarejos e fazendas por onde passou.

No livro, o chef mostra o resultado de sua pesquisa gastronômica como uma típica refeição italiana – antipasti, primi, secondi e dolci (antepasto, entrada, prato principal e sobremesa). Dedica um capítulo para cada momento da refeição. Traz os ingredientes, o modo de preparo e dicas valiosas que garantem o sucesso do prato. Conta um pouco da história dos lugares ou de personagens relacionados às receitas.

Cada parada da viagem trouxe uma revelação – De um chef na Toscana soube que a primeira pizza feita no mundo foi uma pizza frita; De um açougueiro de Panzano aprendeu a fazer o sushi del chianti preparado com coxão duro fatiado e picado muito fino, temperado com ervas e azeite extra-virgem. As sopas também foram uma agradável descoberta. Diferentemente das de outros países que visitou, as sopas italianas se mostraram com muita ‘personalidade’. Destaca o minestrone, que considera ‘um festival de colheita em uma caçarola’. Para acertar no preparo desta tradicional sopa e agradar até o italiano mais exigente, o chef inglês presenteia o leitor com três regras de ouro. O autor ensina ainda a receita do rotolo de zucca e ricota (rotolo de espinafre, abóbora e ricota), prato que o projetou como chef de sucesso após aparecer em documentário onde mostrava o seu preparo.

No livro, Jamie enfatiza o quanto a culinária é levada a sério no país e quanta paixão desperta nos italianos. Como em um álbum de viagem, a publicação é ricamente ilustrada com fotos não só das receitas como dos personagens que Jamie encontrou nas suas andanças pelo país. As vilas, montanhas, plantações e lugares pitorescos também estão presentes. Os pratos foram fotografados por David Loftus, fotógrafo dos seus livros anteriores. Os retratos e paisagens foram feitos por Chris Terry.

Eu já tenho e adoro. Compre o seu aqui.

Pra quem gosta de vinho

Sinopse:

Dando prosseguimento a uma colaboração com Émile iniciada em 1960 e intensificada por ocasião de várias publicações, Jacques Blouin contribui com sua experiência prática em enologia, degustação, organização de concursos internacionais adquirida nos vinhedos de Bordeaux e do resto do mundo. Respeitando o espírito inicial da obra, esta edição ajuda a compreender melhor os vinhos contemporâneos, a conhecer melhor para saborear melhor, com mais prazer.

Quem se interessar pode comprar aqui. Vou pedir o meu!