Archive for dezembro 2010

Creme de chocolate branco com azeite e baunilha

Desde que vi essa receita não pensei em outra coisa, tinha certeza que seria uma grande surpresa! Não me decepcionei, ao contrário, me apaixonei, acho que nunca vou deixar minha geladeira sem um vidrinho com esse creme, é dos deuses!!! A textura é cremosa e aveludada, o sabor e aroma então… sem palavras!

Ingredientes:

  • 360 gr de chocolate branco para derreter
  • 120 ml de creme de leite fresco
  • 1 fava de baunilha
  • 100 ml de azeite de oliva extra-virgem

Parta a fava da baunilha, no sentido do comprimento, com uma faca bem afiada e raspe todas as sementinhas com a ponta da faca. Misture as sementinhas no creme de leite fresco e leve ao fogo baixo até ferver. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 30 minutos.

Pique o chocolate branco grosseiramente e leve ao fogo, em banho-maria. Assim que o chocolate começar a derreter, mexa um pouco e adcione o creme de leite fervido. Continue mexendo com uma espátula até que o chocolate esteja completamente derretido e que o creme esteja homogêneo. Retire a panela do banho-maria e deixe descansando por um tempo, até ficar morno, mexendo de vez em quando para não criar uma película na superfície.

Acrescente o azeite e misture lentamente com a espátula até que ele esteja totalmente incorporado ao creme. Coloque em um vidro, tampe e leve a geladeira por 1 dia. Quando for usar, retire uns 10 minutos antes.

Bom, depois disso, é só se deliciar! Você pode usar esse creme como a versão branca do tão conhecido Nutella©, passando numa torrada ou pãozinho, ou até mesmo pra comer com panquecas e waffles, para rechear bolos e ainda se preferir, comer de colherada mesmo!

Receita retirada daqui.

Para apimentar seu Natal

A Tabasco está lançando neste fim de ano um kit especial com cinco pimentas. O jogo chega às lojas em edição limitada de duas mil unidades.

O kit traz cinco sabores diferentes elencados em ordem de ardência em um display de plástico, sugestão para as mesas.

Os sabores disponíveis na embalagem são o Tabasco Verde (pimenta jalapeño verde), Alho (combinação de pimentas e alho), Chipotle (jalapeño vermelho defumada), Original (pimenta tabasco envelhecida) e Habanero (habanero com leve sabor frutado).

O kit custa R$ 49,90.

Vou procurar nos supermercados já!

Fonte: Folha.com

Quadradinhos de cookies


Eu gosto muito de procurar receitas americanas, principalmente de bolachinhas como cookies. Não existe combinação mais perfeita do que massinha crocante, chocolate derretido e nozes! Esses quadradinhos são assim. Super fáceis e rápido de fazer. Estou pensando que nesse natal vou presentear alguns amigos com saquinhos recheados desses quadradinhos!!

Ingredientes:

  • 200 gr de manteiga
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 ovo inteiro
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 2 xícaras de farinhas de trigo
  • 2 xícaras de gotas de chocolate ou raspas
  • 1 xícara de nozes picadas bem fininhas

Na batedeira coloque a manteiga e deixe bater até ficar bem cremosa. Acrescente o açúcar mascavo e bata mais. Logo em seguida coloque o ovo e a baunilha e deixe batendo. Por último, incorpore a farinha de trigo e misture até a massa ficar bem homogênea.

Transfira a massa para um assadeira e vá alisando com uma espátula até que ela fique fina, aproximadamente 1 cm. Leve ao forno pré-aquecido à 180 graus por 15 minutos. Retire do forno e espalhe o chocolate em gotas ou as raspas e volte por uns 2 minutos para o forno, para que o chocolate amoleça. Com o auxílio de uma colher espalhe esse chocolate derretido e depois salpique as nozes picadinhas. Corte em quadradinhos com um cortador de pizza ou uma faca.

Cozinha divertida

Que tal dar uma cara mais colorida e divertida para a sua cozinha? Com adesivos decorativos, você pode transformar o coração da sua casa de forma rápida, charmosa e barata!

Selecionei alguns sites com opções de adesivos para cozinha e também para outros ambientes! É só clicar!

Wall Deco

Gecko

Grudado

I-Stick

Peroá: frito ‘pra que te quero’…

O peroá (Balistes capriscus) é um peixe comum em toda a costa brasileira, de focinho comprido, olhos pequenos, escamas ásperas e espinhosas, dentes afilados, carnívoro diurno e geralmente agressivo, mais frequente no litoral capixaba, principalmente o centro-sul, em virtude dos campos de algas caucárias (de formação rochosa), que favorece a sua procriação.

Mais comum em profundidades até 50 metros, ocorre em duas espécies: o peroá-preto, (Balistes vetula) e o peroá-branco (Balistes capriscus), considerado o de melhor qualidade devido à consistência e à maciez da carne, embora sua coloração costume ser verde oliva com reflexos azulados e máculas de várias outras cores em diversas partes do corpo.

Pode alcançar até dois quilos e 60 cm. de comprimento; no entanto, costuma-se capturá-lo entre 500 e 600 gramas. É vulgarmente conhecido em São Paulo como “porquinho” e “peixe-porco” (devido a roncos que emite), em Minas gerais e Rio de Janeiro como “peroá”, e no Nordeste como “cangulo”, além de outros nomes menos comuns, como “fantasma”, “acará-mocó” e “pira-açá”.

É encontrado em quantidade nos mercados entre junho e setembro, quando os cardumes se aproximam mais da costa, devido às mudanças das correntes marinhas. No Espírito Santo, é famoso frito em quase todos os restaurantes e quiosques praianos, acompanhado por qualquer combinação entre salada, arroz, farofa, batata, banana e aipim fritos.

Pode-se encontrar o “peroá frito”, sobretudo o branco, em todo o Espírito Santo, mas, pra quem está pela área metropilitana da capital, e busca uma atmosfera mais pitoresca, à beira da típica areia dourada do local, eu recomendo os quiosques da Praia de Itaparica, em Vila Velha, onde os peixes são frescos, mais bem preparados e melhor servidos do que em quiosques das praias de Vitória, ou mesmo da Praia da Costa, ao lado de Itaparica.

O Tempero da Vida

Sinopse:

O Tempero da Vida é a história sobre um menino que cresceu em Istambul, cujo avô, um filósofo culinário e mentor, o ensina que tanto a comida quanto a vida, requerem um pouquinho de sal para adicionar-lhe sabor… Ambas precisam de um toque de tempero. Mas por causa da guerra, sua família se muda novamente para a Grécia. Fanis cresce e se torna um grande cozinheiro. Trinta e cinco anos depois, ele deixa Atenas e volta para Istambul a fim de rever a vizinhança onde cresceu e seu primeiro grande amor. Então ele percebe que sua vida precisa de um pouco de tempero também.

  • título original: Politiki Kouzina
  • lançamento: 2003
  • direção: Tassos Boulmetis
  • atores: Georges Corrafacem, Ieroklis Mihailidis, Renia Louizidou, Tamer Karadagli, Basak Köklükaya
  • produção: Grécia
  • duração: 107 min

trailer

http://www.youtube.com/watch?v=mK33xQxbYW4

Costelinha de porco e purê de abóbora

Esse foi o meu almoço de ontem! A costelinha fica bem macia mas ao mesmo tempo com uma crosta  sequinha! Uma delícia. Já o purê… sem comentários!! Além da cor ser linda e o sabor incrível, ele fica aveludado e muito cremoso!!

Ingredientes da costelinha:

  • 1 kg de costelinha  de porco
  • 1 xícara de bacon em cubinhos
  • 2 cebolas picadas
  • 1 colher de chá de açafrão
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • salsinha e cebolinha

Tempere a costelinha com sal e pimenta do reino e reserve. Numa panela de pressão frite o bacon até ficar bem crocante e reserve. Na mesma gordura do bacon, dê uma selada na costelinha até ficar bem dourada e retire da panela. Nessa gordura que sobrou doure a cebola com açafrão, junte novamente a carne, dê mais uma fritada e coloque 2 xícaras de água. Feche a panela e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 25 minutos, ou até que a água seque. Destampe a panela e deixe a carne terminar o cozimento, sempre mexendo pra deixá-la corada. Coloque numa travessa e decore com o bacon frito, salsinha e cebolinha.

Ingredientes do purê de abóbora:

  • 500 gr de abóbora kabutiá
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • sal e pimenta do reino a gosto

Corte a abóbora em cubos médios e cozinhe no vapor. Amasse bem com um garfo até virar um purê. Numa panela, derreta a manteiga, coloque a abóbora e o leite de coco e deixe cozinhando até levantar fervura. Desligue o fogo e tempere com sal e pimenta do reino.

Viagem Gastronômica através do Brasil

Sinopse:

Todos os ricos sabores da culinária nacional reunidos em um livro que também traz inúmeras informações folclóricas e históricas. A viagem gastronômica começa na Bahia, onde Cabral aportou, e segue por todos os estados.

Rico em informações de folclore e história, este livro é uma celebração que enche os olhos e instiga o apetite.

Caloca Fernandes, Senac São Paulo e Editora Estúdio Sonia Robatto promovem a recuperação das características mais autênticas da culinária nacional, num conjunto em que o requinte do conteúdo e o bom gosto da forma aliam-se para fazer uma fascinante Viagem Gastronômica Através do Brasil.

Ganhei de presente e adorei! Tem aqui pra vender!

Torta de limão e chocolate

Essa é uma sobremesa pra quem não gosta de nada muito doce. A combinação do limão azedinho com o chocolate é incrível, quem prefere um doce mais doce, ao invés de usar chocolate meio amargo, use ao leite!

Ingredientes:

  • 1 pacote de bolacha Maizena
  • 100 gr (4 colheres de sopa) de margarina derretida
  • 300 gr de chocolate meio amargo
  • 2 caixinhas de creme de leite
  • 1 colher de sobremesa de margarina
  • 2 colheres de sopa de Nutella
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
  • 1 lata de leite condensado
  • 3/4 de xícara de suco de limão

Primeiramente faça a massa. Triture toda a bolacha no liquidificador ou processador, até virar uma farinha fina. Acrescente a margarina derretida e misture para formar uma farofa. Forre o fundo e a lateral (apertando com as pontas dos dedos) de uma forma redonda de fundo removível. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 10 minutos. Reserve.

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Retire do fogo e acrescente uma caixa de creme de leite, a colher de margarina, a Nutella e metade da gelatina já hidratada conforme o fabricante. Mexa bem e despeje esse recheio na massa reservada. Leve para a geladeira.

Para o recheio de limão, coloque no liquidificador o leite condensado, a outra caixa de creme de leite, o suco de limão, o restante da gelatina já hidratada e bata. Retire a torta da geladeira e cubra o recheio de chocolate com esse de limão. Volte para a geladeira por aproximadamente 3 horas. Desenforme e decore com raspas de limão e de chocolate!