Panna Cotta de mel

xxx

Pra quem não conhece, a Panna Cotta (que significa “nata cozida”), é uma sobremesa típica italiana da região de Piemonte. Geralmente é servida com geléias de frutas. Sobremesa rápida, fácil e super saborosa!!

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de mel
  • 2 colheres de chá de gelatina em pó
  • casca de 1 limão, sem a parte branca (usei limão siciliano)
  • 1/2 fava de baunilha, raspar as sementinhas (se não encontrar a fava, use 1 colher de chá de essência de baunilha)

Dissolva a gelatina em pó em ¼ de xícara (60 ml) de água fria. Deixe descansar por 3 minutos. Reserve.

Coloque o leite e o creme de leite em uma panela. Adicione a vagem e as sementes de baunilha, as raspas de limão e o mel. Deixe ferver lentamente em fogo baixo. Assim que levantar fervura,  acrescente a gelatina hidratada e continue cozinhando por cerca de 2 minutos até estar completamente dissolvida. Retire do fogo e deixe descansando por 5 minutos.

Coe com uma peneira fina e divida em tacinhas. Leve à geladeira e deixe gelar por pelo menos 4 horas.

Coberturas:

Caramelo:

Para o caramelo, coloque 1 xícara de açúcar numa panela e leve ao fogo para derreter até ficar com cor de caramelo. Adcione 1 xícara de creme de leite fresco e mexa bem até que o açúcar derreta. Espere amornar e cubra a panna cotta.

Geléia:

Escolha alguma geléia de sua preferência, coloque numa panela e leve ao fogo baixo para amolecer. Se necessário pingue um pouco de água. Cubra a panna cotta. Usei geléia de frutas vermelhas, que combinou muito bem!

xx

Receita original aqui.

xx

Leave a Reply